Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Jornalista formado pela FAFI-BH,especializado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ESPMG. "O Tribunal Supremo dos EUA decidiu que "só uma imprensa livre e sem amarras pode expôr eficazmente as mentiras de um governo." Nós concordamos."

10 agosto 2006

DE COSTA PARA O NORDESTE


UM PERNAMBUCANO DE COSTA PARA O NORDESTE

"O Centro de Estudos da ENSP abordou, na quarta-feira (09/08), a experiência vivida durante três anos pelo pesquisador do Daps/ENSP, Carlos Gadelha, como secretário Nacional dos Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, incorporando a dimensão das regionalidades com a política geral de desenvolvimento do país, e a interligação com a saúde pública."Ouvir o professor Gadelha representa para nós, da Escola, uma nova fronteira de pensamento para o campo da saúde pública", disse o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, que foi o debatedor desta edição do CEENSP. "Trabalhar esses três anos na alta administração pública foi uma experiência única e pude ver como a elite brasileira está de costas para o próprio país. E não estou falando dos grandes centros como, São Paulo ou Rio de Janeiro, de costas para o que acontece no Nordeste. É do próprio Nordeste de costas para o Nordeste. Assim, constatei como a desigualdade perpassa e permeia toda a sociedade brasileira", destaca Carlos Gadelha no início de sua apresentação. Sobre o tema "Desenvolvimento, inovação e saúde", Gadelha explica que a desigualdade no país não é apenas uma questão local, mas de âmbito nacional e que deve ser amplamente tratada como política de governo. E ressalta quatro idéias que abordam as perspectivas estratégicas para o desenvolvimento regional, pensando sua inserção na saúde. São elas: Dimensão nacional da desigualdade e da política; ação em diversas escalas: nacional, macrorregional e sub-regional; visão endógena do desenvolvimento e requerimento de uma intervenção integrada." Fonte: Informe ENSP.

7 comentários:

Kafé Roceiro disse...

Amigo,
pode contar comigo pro que der e vier.
Pode por meu blog na lista pro Gabeira.
abraço,
Kafé.

Santa disse...

Claro que conta comigo!!!! E com o meu Blog, sempre.


Obrigada pelas palavras carinhosas pelo meu aniversário.

Bjs

Tiago Motta disse...

Um absurdo. Lula não fez nada pelo Nordeste nesses 4 anos que se passaram. Não fez nada pelo Brasil.

Pode contar com meu blog também!

José Alberto Mostardinha disse...

Viva:

Passei por aqui para lhe fazer a visita habitual e... gostei.
Um abraço,


Novo artigo com a entrevista de Lula no EG á espera do teu comentário

Saramar disse...

Jarbas, boa noite.
Conheço muito bem a realidade que o cientista descreve.
Por incrível que pareça, neste pobre país, há elites dentro da elite e cada uma delas, mais indiferente que as demais.

Beijos

Passarim disse...

Santa,

Muito obrigado minha bella amiga pela parceiria. Conte comigo. Abs. Jarbas do Aparte

Nat disse...

Meu blog também está à sua disposição.

E o Apedeuta virou as costas para todos. As excessões: ele mesmo e a galega (risos).

Bjs