Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Jornalista formado pela FAFI-BH,especializado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ESPMG. "O Tribunal Supremo dos EUA decidiu que "só uma imprensa livre e sem amarras pode expôr eficazmente as mentiras de um governo." Nós concordamos."

18 agosto 2006

ALERTA GERAL ! AS VITIMAS SOMOS NÓS


“Quem pouco pensa, engana-se muito...” já dizia Leonardo da Vinci.
Click na foto da Ministra e não se assuste. A realidade é essa.
Há sinais claros de que as mudanças climáticas começaram. Os termômetros subiram 0,6ºC desde 1800. Até 2100, a temperatura deve aumentar entre 1,4º e 5,8ºC.

COMO AJUDAR O PLANETA

Para driblar os efeitos inevitáveis das mudanças climáticas será preciso empenho e, sobretudo, o esforço de todos. Como a maior parte das emissões de CO2 está ligada à queima de combustíveis fósseis, a saída é investir em energias alternativas, como a solar e a eólica, que depende da força dos ventos. No Brasil, coibir o desmatamento é a prioridade. Não é mesmo Senhora Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva ? Entre 2002 e 2003, mais de 24 mil quilômetros quadrados da Amazônia viraram fumaça. É o equivalente a 2,4 milhões de campos de futebol (soma-se a esses números os anos 2004 e 2005 e chegamos a 48 milhões de quilômetros quadrados), uma área maior que a Bélgica.
Mas é possível colaborar com medidas simples e com mudanças no padrão de consumo, agindo da seguinte forma: dê preferência a produtos com selo verde, uma garantia de que não agridem o meio ambiente; prefira carros a álcool ou flexíveis e aposte no uso do biodiesel, mistura de óleo vegetal com óleo diesel; economize energia e evite desperdício; recicle e faça coleta seletiva de lixo; reutilize tudo que puder; use água com moderação; participe de ações de reflorestamento; e se puder, ande a pé ou de bicicleta em vez pegar o carro. Com a palavra a Ministra do Meio Ambiente.

4 comentários:

Santa disse...

Quando eu era pequena, criança ainda, falavam no fim do mundo. Eu pouco entendia. Agora, já sei. Bjs


PS: estive fora do ar, agradeço a paciência dos meus amigos e que penso contar até que termine a fisoterapia na mão. Bjs

Guilherme Roesler disse...

E, para piorar a situação, as organizações que defendem o meio ambiente são todas elas vendidas as grupos que mais ganham com a extração da madeira de forma ilegal. Tem um livro interessante sobre isso, se chama "Mafia Verde". Abração Jarbas.

Al Berto disse...

Viva Jarbas:
Como sempre é um prazer vir aqui ver as tuas novidades.
Mas tu sabes o que se está a passar neste exacto momento á floresta brasileira?

Um abraço,


Novo artígo no EG.

Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos - Pós Graduado em GSSS - Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. disse...

Helena Minha Santa,
Cuide bem suas mãos. Faça a fisioterapia direitinho. Nós não podemos abrir mão sua participação blogosfera.
Com relação a questão ambiental, estou levando a sério o "selo verde", só compro produtos de empresas cidadãs e que tem compromisso com a preservacão ambiantal. Estimo sua melhora, abração do amigo Jarbas.