Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Jornalista formado pela FAFI-BH,especializado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ESPMG. "O Tribunal Supremo dos EUA decidiu que "só uma imprensa livre e sem amarras pode expôr eficazmente as mentiras de um governo." Nós concordamos."

12 março 2007

Relatório critica jornalismo americano

A redução na receita e a maior competitividade fez com que a imprensa dos Estados Unidos entrasse em uma era "menos ambiciosa" e renunciassem a uma visão ampla do mundo em favor de uma cobertura mais local, assegura um novo relatório.
O estudo divulgado hoje pelo Projeto para a Excelência em Jornalismo, um centro independente com sede em Washington, insiste que a luta para criar "marcas" capazes de sobreviver fez surgir um "hiperlocalismo" nos jornais do país.
A decisão de publicações como a do Boston Globe de fechar todos os seus escritórios no exterior seria um reflexo dessa tendência, segundo Tom Rosenstiel, diretor do centro independente, filiado ao Centro Pew Research para a Sociedade e a Imprensa, nos EUA.
O relatório destaca que o crescimento na internet, que segundo as previsões vai desacelerar, "não é suficiente para esclarecer o futuro" e se pergunta se o modelo de empresa midiática analisada através da bolsa de valores é o mais adequado para a transição vivida pela indústria. Leia matéria completa aqui.

Um comentário:

Santa disse...

O hiperlocalismo é uma tendência não só na mídia americana. Outras setores e culturas também buscam fortalecer identidades próprias, face à globalização..

Bjs