Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Jornalista formado pela FAFI-BH,especializado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ESPMG. "O Tribunal Supremo dos EUA decidiu que "só uma imprensa livre e sem amarras pode expôr eficazmente as mentiras de um governo." Nós concordamos."

17 junho 2006

A HISTÓRIA DE "NOSSO DELÚBIO"

Espetáculo conta a história do “Delúbio” de Dom Pedro I

Diego Sierra, especial para o APARTE.
Toda figura política importante possui uma sombra. Alguém que lhe assessora diretamente, participa de decisões relevantes, mas não se manifesta publicamente. Personagens que conhecem os meandros das artimanhas políticas de seus chefes. Imagine se o Delúbio contasse tudo o que sabe? Ou se PC Farias e Celso Daniel estivessem vivos? Uma dessas figuras histórias é Francisco Gomes Chalaça, secretário particular do imperador D. Pedro I, cuja história será contada a partir deste sábado, no Teatro do Sesc Santana.
A montagem é da “Cia Les Commediens Tropicales”, com direção de Marcio Aurélio. A inspiração do texto vem do livro “O Chalaça”, lançado em 1999 pelo jornalista José Roberto Torero. Na obra, ele cria um diário imaginário para o personagem, baseado em informações da história. A idéia é desmistificar figuras da história cujo caráter verdadeiro é dificilmente revelado.
É o caso do próprio imperador, retratado em pesquisas recentes como um homem mulherengo e beberrão, além de ser acusado de ter saído do país com recursos do Tesouro Nacional. Entre os 30 personagens no palco, estão figuras como José Bonifácio e Libero Badaró, que não fazem parte da obra de Torero e foram incluídos graças a colaboração da cientista social e política Isabel Lustosa, autora de “D. Pedro I – Um herói sem nenhum caráter”.
CHALAÇA – A PEÇA: Estréia no dia 17 de junho, sábado, às 21 horas. Em cartaz no teatro do Sesc Santana Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Santana. Informações: (11) 6971-8700 Até 9 de julho, aos sábados, às 21 horas, e domingos às 19 horas. Ingressos de R$ 4 a R$ 10.

2 comentários:

Águas da Vida News disse...

Como fica a moral dos politicos aqui no Brasil com tanta corrupçao?
Passadinha para desejar um excelente final de semana.
Big Kiss

Carlos Canhameiro disse...

Jarbas,

Obrigado pelo post, voltaremos em cartaz com CHALAÇA a peça 26 de agosto.

Pra maiores informações acessem o blog!
www.chalacaapeca.blogspot.com

Abraços
Gustavo Xella