Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Jornalista formado pela FAFI-BH,especializado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ESPMG. "O Tribunal Supremo dos EUA decidiu que "só uma imprensa livre e sem amarras pode expôr eficazmente as mentiras de um governo." Nós concordamos."

02 fevereiro 2007

O OUTRO E NÓS MESMO, SEGUNDO SARTRE

Relatório da ONU revela que o homem é culpado pelo aquecimento global A temperatura média do planeta subirá de 1,8 a 4 graus até 2100, com aumento do nível dos oceanos, inundações, ondas de calor mais freqüentes e ciclones violentos. As previsões foram anunciadas em Paris pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Para especialistas, o aquecimento do planeta se deve, com 90% de probabilidade, a ações do homem. No Brasil, os efeitos previstos para a região da Amazônia são maior elevação da temperatura e redução de chuvas, o que levaria à transformação de parte da maior floresta tropical do mundo em cerrado. Fonte: Informações da Rádio França Internacional .
"As outras pessoas são fontes permanentes de contingências. Todas as escolhas de uma pessoa levam à transformação do mundo para que ele se adapte ao seu projeto. Mas cada pessoa tem um projeto diferente, e isso faz com que as pessoas entrem em conflito sempre que os projetos se sobrepõem. Mas Sartre não defende, como muitos pensam, o solipsismo. O homem por si só não pode se conhecer em sua totalidade. Só através dos olhos de outras pessoas é que alguém consegue se ver como parte do mundo. Sem a convivência, uma pessoa não pode se perceber por inteiro. "O ser Para-si só é Para-si através do outro", idéia que Sartre herdou de Hegel.
Cada pessoa, embora não tenha acesso às consciências das outras pessoas, pode reconhecer neles o que têm de igual. E cada um precisa desse reconhecimento. Por mim mesmo não tenho acesso à minha essência, sou um eterno "tornar-me", um "vir-a-ser" que nunca se completa. Só através dos olhos dos outros posso ter acesso à minha própria essência, ainda que temporária.
Só a convivência é capaz de me dar a certeza de que estou fazendo as escolhas que desejo. Daí vem a idéia de que "o inferno são os outros", ou seja, embora sejam eles que impossibilitem a concretização de meus projetos, colocando-se sempre no meu caminho, não posso evitar sua convivência. Sem eles o próprio projeto fundamental não faria sentido." Por essas e outras razões, sua ação em defesa de nosso planeta é sempre importante e bem vinda.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Jarbas!

Vc precisa passar no BOB – http://brasil.business-opportunities.biz

Venha fazer parte da primeira página dos blogueiros(as) brasileiros e espalhe a novidade ;)

Bj$$$

Cris Zimermann
Business Opportunities Brasil
Virtual Entrepreneur

Santa disse...

Meu querido,

As 3 maiores potências econômicas do Mundo, Estados Unidos, China e India não querem reconhecer qualquer relatório e acordo em favor do Planeta. Justo elas que são as que mais poluem.Bjs


Ps. Estou feliz quer tenha voltado.

Anônimo disse...

Oi Jarbas ! o negócio está pior do que aparenta. Vi na folha de SP hoje o mar de SP já está tomando cerca de 3m por ano.
Lembra quando os antigos diziam "de´2000 não passarás" . Já passamos sete, mas não creio que cheguemos ao 3000.