Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Jornalista formado pela FAFI-BH,especializado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ESPMG. "O Tribunal Supremo dos EUA decidiu que "só uma imprensa livre e sem amarras pode expôr eficazmente as mentiras de um governo." Nós concordamos."

11 outubro 2012

REPUBLICA COLOCADA NOS TRILHOS DA DEMOCRACIA

Presidente do STF no auge da popularidade. Reconhecido em todo o país pelo rigor do julgamento, Joaquim Barbosa assumirá o Supremo em novembro.


Por Renata Mariz, Diego Abreu e Helena Mader
Publicação: 11/10/2012 06:00 Atualização: 11/10/2012 06:59


Natural de Paracatu, no Noroeste de Minas, Joaquim Barbosa fala cinco idiomas (Fábio Pozzembom/ABR)
Natural de Paracatu, no Noroeste de Minas, Joaquim Barbosa fala cinco idiomas
Espalhadas na internet, as imagens de Joaquim Barbosa, ora de Batman, ora de Super-Homem, dão o tom da popularidade do relator da Ação Penal 470, mais conhecida como mensalão. A cada voto pela condenação, o ministro se torna referência ética no país. De herói no imaginário popular, Barbosa foi alçado ao posto de próximo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) ontem, em respeito ao critério da antiguidade na sucessão do cargo. A postura rígida no combate à corrupção e um certo destempero na relação com os colegas aguçam as expectativas em torno da gestão do primeiro negro a comandar o STF.
A posse será em 22 de novembro, quando Carlos Ayres Britto deixar o cargo ao completar 70 anos e se aposentar compulsoriamente. O ministro Ricardo Lewandowski será o vice-presidente. 
Leia mais aqui.
Como presidente do Supremo, Joaquim Barbosa exercerá centralidade na vida brasileira. Jurídica, política e cultural. Será também presidente do Conselho Nacional de Justiça. Terá sido o implacável relator do mensalão. É o Batman das redes sociais, o que vigia a cidade e combate bandidos. Presidiará o Judiciário nas decisivas eleições para Presidência da República de 2014. Como exercerá tanto poder e influência?
 

Nenhum comentário: