Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Jornalista formado pela FAFI-BH,especializado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ESPMG. "O Tribunal Supremo dos EUA decidiu que "só uma imprensa livre e sem amarras pode expôr eficazmente as mentiras de um governo." Nós concordamos."

22 outubro 2008

BAIXARIA LEVA CANDIDATOS AO EMPATE

A disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte está cada vez mais acirrada. Os dois candidatos estão empatados em tudo, segundo levantamento realizado pelo instituto DataTempo/CP2, realizado nos dias 19 e 20 de outubro.
De acordo com a pesquisa, Leonardo Quintão (PMDB) tem 39,95% das intenções de voto, enquanto Marcio Lacerda (PSB) conta com 39,83% da preferência do eleitorado na consulta estimulada. O número de indecisos, daqueles que não sabem em quem votar e não responderam atinge 11,66% dos pesquisados. Outros 6,08% dos interrogados responderam que vão anular o voto e 2,48% querem votar em branco.
Na comparação com a última pesquisa DataTempo/CP2, Quintão caiu 14,39 pontos percentuais. Na consulta divulgada em 14 de outubro, ele tinha 54,34% das intenções de voto, passando agora para 39,95%. O contrário aconteceu com Marcio Lacerda que subiu 10,43 pontos percentuais, pulando de 29,40% da preferência do eleitorado para 39,83%.
Se forem considerados somente os votos válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos), Leonardo Quintão tem 50,07% das intenções de voto e Marcio Lacerda, 49,93%. Espontânea. Na modalidade em que não são apresentados aos pesquisados os nomes dos candidatos, o resultado não foi diferente e o empate acontece mais uma vez. Na pesquisa espontânea, Marcio Lacerda tem 38,59% da preferência do eleitorado e Leonardo Quintão, 38,46%. Estão indecisos, não sabem em quem votar e não responderam 13,15% dos entrevistados. Disseram que não pretendem votar em ninguém 4,34% dos pesquisados .
Outros 3,85% afirmaram que pretendem votar nulo e 1,61% dos interrogados querem votar em branco.
Baixaria toma conta da disputa
Assembléia vai apurar suposta compra de apoio político na Casa
Por Amália Goulart, Mariana Lara e Marina Schettini
A quatro dias das eleições, os dois candidatos que disputam a Prefeitura de Belo Horizonte transformaram a campanha em um festival de baixarias. Leonardo Quintão (PMDB) e Marcio Lacerda (PSB) deixaram as propostas de lado e usaram seus eventos externos como palco para o fogo cruzado. Os dois travam ainda outra batalha, a dos folhetos recheados de acusações, que circulam pela cidade.
Leonardo Quintão prometeu, mas não adotou a tática de "oferecer a outra face" e partiu para o ataque. Ele centrou fogo no suposto envolvimento do candidato do PSB com o mensalão, além da proximidade da campanha dele com os envolvidos no esquema. Já Marcio Lacerda passou o dia acusando o concorrente peemedebista de ter vestido uma máscara para enganar a população da capital.
Quintão tentou associar Lacerda ao marqueteiro Duda Mendonça, ao ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, e a Marcos Valério - todos envolvidos no mensalão. O peemedebista chegou a comparar o suposto envolvimento de Lacerda no esquema ao "contato" do tráfico de drogas, insinuando que o socialista pode ter cometido crimes. "A Justiça ainda não terminou as investigações. Muitos envolvidos na CPI que não estavam mencionados estão sendo processados. O tráfico de drogas tem os seus contatos. Muita gente da CPI vem sendo investigada porque ainda não acabou", disse Quintão.
Lacerda negou envolvimento com o mensalão. "Não fui denunciado pela CPI, a Receita Federal investigou mais de 1.500 páginas e verificou que não há envolvimento algum. Minhas certidões estão limpas", disse. Ele também negou relação com Duda Medonça. "Nossa assessoria trocou idéias com ele (Duda), mas não há contrato. Há apenas a consultoria. Cruzei com ele na empresa do Paulo Vasconcelos, mas não conversamos. O Virgílio pode ter me apresentado A ou B, sem ter nada na época em Brasília. O Virgílio não sofreu processo", retrucou.
O socialista afirmou que Quintão está desesperado e, por isso, deixando a máscara cair. "Tínhamos informações que, com a perspectiva de derrota, o nosso adversário ia entrar um pouco em desespero."
Lacerda acusou ainda Quintão de não conseguir fazer um bom serviço na formatação de um plano de governo. "Ele copiou dados que estão em uma enciclopédia de informações mundial. Sua equipe não teve nem o cuidado de preparar o programa com técnicos da prefeitura".
ALMG. A Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa vai apurar denúncias de compra de apoio político de vereadores para a campanha de Lacerda pelos deputados petistas Virgílio Guimarães e Roberto Carvalho. Eles também vão discutir um suposto uso indevido de reunião na Comissão de Direitos Humanos para fins eleitoreiros - quando seus membros teriam declarado apoio a Lacerda. Fonte: O Tempo

Nenhum comentário: