Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Jornalista formado pela FAFI-BH,especializado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ESPMG. "O Tribunal Supremo dos EUA decidiu que "só uma imprensa livre e sem amarras pode expôr eficazmente as mentiras de um governo." Nós concordamos."

30 junho 2015

Situação de desigualdade extrema pode levar a descontentamento geral e ameaça os valores democráticos ou nos levar a uma nova guerra mundial



Ponto de vista interessante!!

Veja só a posição de um “arauto”  da turma de Wall Street em função do crescimento das tensões geopolíticas no mundo!!!!!!!!  E a analise não contempla nenhuma saída para o dilema que não seja uma Guerra Mundial...uma guerra para a qual as potencias ocidentais não estão preparadas para vencer desta vez!!!!!!!!!

É este motivo que leva a escola em volta de Thomas Piketti a crescer da forma que esta crescendo e ganhando influência. (até mesmo o grupo em torno de George Soros esta aderindo a esta escola).
Seu estudo sobre a concentração de riqueza e a evolução da desigualdade ganhou manchetes nos principais jornais do mundo, gerou discussões nas redes sociais e colheu comentários e elogios de diversos ganhadores do Prêmio Nobel.
Foram quinze anos de pesquisas incansáveis, e as ideias que ele expôs no livro “O Capital no século XXI” se apoia em dados que remontam ao século XVIII, provenientes de mais de vinte países, para chegar a conclusões explosivas. O crescimento econômico e a difusão do conhecimento impediram que fosse concretizado o cenário apocalíptico previsto por Karl Marx no século XIX. Porém, os registros históricos demonstram que o capitalismo tende a criar um círculo vicioso de desigualdade, pois, no longo prazo, a taxa de retorno sobre os ativos é maior que o ritmo do crescimento econômico, o que se traduz numa concentração cada vez maior da riqueza. Ou seja, a taxa de retorno financeira que os facínoras de Wall Street  cada vez mais alavancam , não são sustentados por aumento real de retorno de negócios do mundo real. Uma situação de desigualdade extrema pode levar a um descontentamento geral e até ameaçar os valores democráticos ou nos levar a uma nova guerra mundial. Mas Piketty lembra também que a intervenção política já foi capaz de reverter tal quadro no passado e poderá voltar a fazê-lo.
A turma que esta apoiando Piketti (com o apoio importante agora do Grupo Soros), sempre aponta para a contradição fundamental na relação entre o crescimento econômico e o rendimento do capital.

Nenhum comentário: