Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Jornalista formado pela FAFI-BH,especializado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ESPMG. "O Tribunal Supremo dos EUA decidiu que "só uma imprensa livre e sem amarras pode expôr eficazmente as mentiras de um governo." Nós concordamos."

25 janeiro 2009

"Não existe procedimento cirúrgico sem risco"

O vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, de 77 anos, passa, neste domingo, por cirurgia para retirada de um tumor abdominal no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele encontra-se internado desde o dia 22. Os procedimentos pré-operatórios foram iniciados por volta das 7h30 da manhã e a expectativa da direção do Hospital é de que um boletim médico seja divulgado na tarde deste domingo.
A cirurgia do vice-presidente, que foi iniciada às 9 horas, pode durar entre 15 horas e 20 horas, segundo estimou a direção do hospital. Ela é "uma das mais radicais na área da oncologia e a mais delicada cirurgia a que foi submetido o vice-presidente", afirmaram nesta tarde o oncologia Paulo Hoff e o cardiologista Roberto Calil. Os dois especialistas fazem parte da equipe responsável pelo procedimento cirúrgico, coordenada pelo cirurgião Ademar Lopes.
Os médicos explicaram que vão retirar um tumor principal e "vários tumores satélites, em um procedimento conhecido como peritonectomia". Questionados se o vice-presidente corre risco de vida, comentaram que "não existe procedimento cirúrgico sem riscos".
A cirurgia está sendo realizada na região inferior esquerda do abdômen de José Alencar, próxima ao ureter - canal que conduz a urina do rim à bexiga.
Segundo Hoff e Calil, o vice-presidente reage bem ao procedimento cirúrgico e deve passar alguns dias na UTI. Alencar luta contra o câncer desde 1997.
No último sábado, o vice-presidente recebeu a visita do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos. "Ele é um herói brasileiro", disse referindo-se a luta de José de Alencar contra o câncer há mais de uma década

23 janeiro 2009


Fidel diz que sua morte não deveria atrapalhar governo de Cuba

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro diz esperar que sua morte não afete as atividades do governo do país. Escrevendo na sua coluna no diário Granma, Fidel lembra que já havia dito que escreveria menos neste ano, para “não interferir nem incomodar os companheiros do Partido e do Estado nas constantes decisões que devem tomar frente a dificuldades objetivas derivadas da crise econômica mundial”. “Eu estou bem, mas insisto, nenhum deles deve se sentir comprometido com minhas eventuais Reflexões (o nome da coluna), minha gravidade ou minha morte”.

Fidel não aparecia em público ou escrevia colunas desde dezembro do ano passado, despertando rumores de que sua saúde havia piorado, mas nesta semana, o líder da Revolução Cubana se reuniu com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que afirmou que ele está bem e comentou sobre a posse do novo presidente americano.

No seu texto mais recente, Fidel voltou a tecer elogios ao presidente americano Barack Obama, dizendo que ninguém poderia duvidar de suas palavras quando disse que transformará os EUA. Sobre Obama, Fidel escreveu: “Ninguém poderia duvidar da sinceridade de suas palavras quando afirma que vai converter seu país em um modelo de liberdade, respeito aos direitos humanos no mundo e à independência de outros povos”.

Fidel ainda comenta o anúncio do fechamento da prisão de Guantánamo, afirmando que o gesto começa a semear dúvidas “aos que atribuem o culto ao terror como instrumento irrenunciável da política exterior de seu país”.

Mas apesar de elogiar as intenções de Obama, Fidel ainda pergunta: “O que ele fará quando o imenso poder que tomou em suas mãos for absolutamente inútil para superar as insolúveis contradições antagônicas do sistema?”.

Ao encerrar, Fidel diz: “Tive o raro privilégio de observar os acontecimentos durante tanto tempo. Recebo informação e medito sossegadamente sobre os acontecimentos. Espero não desfrutar de tal privilégio dentro de quatro anos, quando o primeiro período presidencial de Obama estiver concluído”. Fonte: BBC Brasil.

22 janeiro 2009

Bispo Edir Macedo pode ser preso

Prisão de Edir Macedo foi expedida hoje. A Justiça Federal aceitou denúncia do Ministério Público e abriu processo criminal contra o dono da TV Record, o bispo Edir Macedo, e outros seis diretores da emissora. Eles são acusados de importação fraudulenta de equipamentos, uso de documento público falso, lavagem de dinheiro e corrupção ativa.
Grampo telefônico autorizado pela justiça foi decisiva para expedição da prisão de Edir Macedo e outros diretores da emissora, diz promotor.

20 janeiro 2009

Escolhemos a esperança, OBAMA.


"Obrigado (Obama, Obama)

Meus compatriotas,

Aqui me encontro hoje humilde diante da tarefa à nossa frente, agradecido pela confiança depositada por vocês, atento aos sacrifícios feitos por nossos ancestrais. Agradeço ao presidente Bush pelos seus serviços a esta nação, assim como pela generosidade e pela cooperação mostradas durante esta transição.

Quarenta e quatro americanos, até hoje, prestaram o juramento presidencial. Suas palavras foram ditas durante a maré ascendente da prosperidade e nas águas calmas da paz. Mas frequentemente o juramento é prestado em meio a nuvens crescentes e tempestades ruidosas. Nestes momentos a América foi em frente não apenas graças ao talento e à visão daqueles no poder, mas porque nós, o povo, permanecemos fiéis aos ideais de nossos antecessores e aos nossos documentos fundadores. Foi assim e deve ser assim com esta geração de americanos. É bem sabido que estamos no meio de uma crise. Nossa nação está em guerra contra uma rede de violência e ódio de longo alcance.

Nossa nação está bastante enfraquecida, uma consequência da ganância e da irresponsabilidade de alguns, mas também da nossa incapacidade coletiva de tomar decisões difíceis e preparar a nação para uma nova era. Lares foram perdidos; empregos foram cortados; empresas destruídas. Nossa saúde é cara demais; nossas escolas deixam muitos para trás; e cada dia traz novas evidências de que a forma como usamos a energia fortalece nossos adversários e ameaça nosso planeta.
Eles [os desafios] não serão superados facilmente ou num curto período de tempo. Mas saiba disso, América: eles serão superados.
Estes são os indicadores de uma crise, tema de dados e estatísticas. Menos mensurável, mas não menos profundo, é o solapamento da confiança por todo o nosso país. Um medo persistente de que o declínio da América seja inevitável, e que a próxima geração deva ter objetivos menores.
Hoje eu lhes digo que os desafios diante de nós são reais. São sérios e são muitos. Eles não serão superados facilmente ou num curto período de tempo. Mas saiba disso, América: eles serão superados. (aplausos) Neste dia nós nos unimos porque escolhemos a esperança e não o medo, a unidade de objetivo, e não o conflito e a discórdia. Neste dia viemos proclamar o fim de nossos choramingos e falsas promessas, as recriminações e os dogmas desgastados, que por tempo demais estrangularam nossa política.

Ainda somos uma nação jovem, mas, nas palavras das Escrituras, chegou a hora de acabar com as coisas de menino. Chegou a hora de reafirmar nosso espírito resistente; de optar pela nossa melhor história; de levar adiante esse dom precioso, essa nobre ideia, passada de geração em geração: a promessa divina de que todos são livres, todos são iguais e todos merecem a chance de lutar por sua medida justa de felicidade.

18 janeiro 2009

OS PRISIONEIROS DA FAZENDA DE FIDEL.

Mas em 2009 não há espaço nem tempo para ignorantes, muito menos para "ignorantes úteis". Os crimes do comunismo são conhecidos por qualquer intelecto civilizado, ou até semi-civilizado. Aposto antes na estupidez e na má-fé de intelectuais e jornalistas que negam a evidência por cegueira ideológica.
Evidência: Fidel entrou em Havana para derrubar Fulgencio Batista e conceder democracia e liberdade aos cubanos. Evidência: passaram cinquenta anos. Sem democracia. Sem liberdade. Mas com milhares de seres humanos presos ou fuzilados. E dois milhões que, inexplicavelmente, fugiram da ilha e do paraíso terreno que Castro ofereceu ao seu povo, sob a forma de isolamento e miséria. Ingratos.
Hoje, visita-se Cuba por motivos "exóticos": o turista ocidental sempre gostou de animais enjaulados, desde que possa abusar deles, financeira ou sexualmente. No final da viagem, o turista regressa a casa para mostrar as fotos do "exotismo" aos amigos. Os cubanos ficam. Enjaulados. E com os "jornalistas" a aplaudir a servidão deles. FONTE: Folha de São Paulo/Coluna do João Pereira Coutinho

HAMAS, UM GRUPO TERRORISTA SUICIDA



O grupo palestino Hamas anunciou neste domingo um cessar-fogo imediato aos ataques contra Israel.
O grupo disse que suspenderá o lançamento de foguetes e deu a Israel uma semana para retirar suas tropas do território palestino.
O anúncio foi feito horas depois de o governo israelense declarar trégua unilateral em Gaza.
O líder do Hamas Ayman Taha que o cessar-fogo também se estende a outros grupos militantes.
“O Hamas e suas facções anunciam um cessar-fogo imediato em Gaza e dão a Israel uma semana para se retirar”.
O cessar-fogo israelense entrou em vigor nas primeiras horas desta manhã e foi rompido horas depois, quando tropas israelenses retaliaram ataques com foguetes de Hamas.
Seis foguetes palestinos atingiram esta manhã a cidade israelense de Sderot, no sul do país. Ninguém ficou ferido.
Segundo relatos, forças israelenses teriam matado um palestino esta manhã em Khan Younis, ao sul de Gaza. Se confirmada, esta será a primeira morte desde que o cessar-fogo começou.
Correspondentes da BBC na região dizem que parte das tropas israelenses começam a deixar Gaza, mas que muitos soldados permanecerão no território até que a situação se estabilize.
Fontes dos serviços de saúde palestinos dizem que pelo menos 1.300 pessoas morreram e 5,1 mil ficaram feridas desde o início da ofensiva, em 27 de dezembro.
Do lado israelense, 13 pessoas morreram, sendo três delas civis, segundo o Exército do país. Fonte: BBC Brasil.



GAZA - Horas após Israel anunciar cessar-fogo unilateral em Gaza, o território voltou a ser palco de confrontos entre israelenses e palestinos. Extremistas palestinos na Faixa de Gaza lançaram foguetes contra Israel neste domingo. Pelo menos cinco foguetes foram lançados e quatro áreas próximo à cidade de Israel de Sderot foram atingidas.
Um porta-voz israelense afirmou que aviões de Israel contra-atacaram o local de onde foguetes foram disparados. Segundo fontes, um civil palestino morreu com o reinício dos ataques, em Jabaliya. Apesar da trégua, as autoridades israelenses haviam afirmado que manteriam as tropas em Gaza e o bloqueio do estreito território. Entenda o conflito na Faixa de Gaza num infográfico
O premier de Israel, Ehud Olmert, comemorou o que classificou de vitória, mas afirmou que o cessar-fogo é "frágil" e que as forças do país estão livre para responder a qualquer ataque contra o território israelense.
- Nós vencemos - disse Olmert, tentando disfarçar um sorriso, em pronunciamento no Ministério da Defesa.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou ter esperança de que o cessar-fogo dure, apesar de o Hamas afirmar que continuará em ação.
Neste domingo, equipes de emergência palestinas encontraram 25 corpos em cenários de intensas batalhas, de acordo com fontes locais.
O cessar-fogo começou às duas horas da manhã de domingo em Israel (22h de sábado em Brasília), e não inclui o Hamas porque, segundo Olmert, "terroristas internacionais com o Hamas não fazem parte desse acordo, que foi feito com a comunidade internacional." Leia também:
'Todos já perderam algum parente', diz palestino . Fonte O Globo.

13 janeiro 2009

REPUDIO AO MASSACRE, AO GENOCIDIO NA FAIXA DE GAZA

O Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino, que reúne dezenas de entidades sindicais, classistas e da sociedade civil de Minas, além de partidos políticos, promove, a partir das 8 horas desta quinta-feira, 15, uma vigília cívica na Praça 7, para repudiar o massacre criminoso e genocida que vem ocorrendo na Faixa de Gaza, promovido por Israel.

O ato contará com a presença do embaixador da Palestina, Ibrahim Al Zeben, que concederá entrevista coletiva no local.Contará ainda com exposição de fotos e exibição de vídeos sobre os ataques sofridos pelo povo palestino. Às 15 horas, uma passeata sairá da Praça 7 rumo à Federação Israelita, na Rua Rio Grande do Norte, 477, na região central de BH.

Aloísio Morais - Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas GeraisVisite nosso site: www.jornalistasdeminas.org.br . Fonte: E-mail do Sindicato do Jornalistas de Minas.

12 janeiro 2009

Pelo fim da reeleição




É grande a pressão, no Congresso, pelo fim da reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República. Quem cuida do assunto é o deputado João Paulo Cunha (foto), do PT, e a articulação é tão forte que passa até pela sucessão de Arlindo Chinaglia (PT-SP) no comando da Casa. A ideia é impor mandato de cinco anos, a partir dos eleitos para 2010. No caso dos prefeitos, a tendência também é de proibir os que foram eleitos ano passado de se reelegerem em 2012. Fonte Jornal Estado de Minas

09 janeiro 2009



Sexta-feira, 09 de janeiro de 2009:Horas depois do apelo de paz da mulher palestina frente a soldados israelenses (foto), em Ramallah, na Cisjordânia, o Conselho de Segurança da ONU acenou com a possibilidade de um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Chanceleres árabes e ocidentais chegaram ontem à noite a um consenso para uma resolução que ponha fim ao conflito. A ONU suspendeu a ajuda humanitária aos palestinos depois que um ataque de Israel a um comboio matou dois motoristas. Fonte: Jornal Estado de Minas.

06 janeiro 2009

PARCERIA RUMO A BRASILIA


O governador Aécio Neves (PSDB) e o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), têm um encontro esta terça-feira pela manhã para discutir a possível parceria entre os governos estadual e municipal para a realização de obras avaliadas em cerca de R$ 1 bilhão até 2010. A expectativa é de que até quinta-feira da semana que vem sejam anunciados quais projetos referentes aos setores de infraestrutura e social serão encampados pelo Palácio da Liberdade. Durante todo o mês de dezembro técnicos do estado e da prefeitura discutiram o pacote de propostas para a capital. O documento apresenta obras classificadas em setor viários, requalificação urbana, equipamento público e habitação. Entre os projetos apresentados como prioritários para a prefeitura estão o término da duplicação da Avenida Antônio Carlos, a criação de corredores para ônibus na Avenida Pedro I e na área central – a exemplo dos que existem em Curitiba –, a reforma da Praça da Savassi e a construção de mil unidades habitacionais populares. Embora boa parte dos recursos para o custeio dos projetos já esteja assegurada no orçamento deste ano, investimentos do Tesouro Estadual poderiam agilizar as obras. A definição do governo sobre a participação financeira dependerá dos desdobramentos da crise mundial no caixa do estado. O mesmo vale para a Prefeitura de Belo Horizonte. Na semana passada, o prefeito Márcio Lacerda reconheceu que poderia adiar investimentos ou diminuir o ritmo de obras, dependendo dos efeitos da crise. Fonte: Jornal Estado de Minas.