Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Jornalista formado pela FAFI-BH,especializado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ESPMG. "O Tribunal Supremo dos EUA decidiu que "só uma imprensa livre e sem amarras pode expôr eficazmente as mentiras de um governo." Nós concordamos."

18 janeiro 2009

HAMAS, UM GRUPO TERRORISTA SUICIDA



O grupo palestino Hamas anunciou neste domingo um cessar-fogo imediato aos ataques contra Israel.
O grupo disse que suspenderá o lançamento de foguetes e deu a Israel uma semana para retirar suas tropas do território palestino.
O anúncio foi feito horas depois de o governo israelense declarar trégua unilateral em Gaza.
O líder do Hamas Ayman Taha que o cessar-fogo também se estende a outros grupos militantes.
“O Hamas e suas facções anunciam um cessar-fogo imediato em Gaza e dão a Israel uma semana para se retirar”.
O cessar-fogo israelense entrou em vigor nas primeiras horas desta manhã e foi rompido horas depois, quando tropas israelenses retaliaram ataques com foguetes de Hamas.
Seis foguetes palestinos atingiram esta manhã a cidade israelense de Sderot, no sul do país. Ninguém ficou ferido.
Segundo relatos, forças israelenses teriam matado um palestino esta manhã em Khan Younis, ao sul de Gaza. Se confirmada, esta será a primeira morte desde que o cessar-fogo começou.
Correspondentes da BBC na região dizem que parte das tropas israelenses começam a deixar Gaza, mas que muitos soldados permanecerão no território até que a situação se estabilize.
Fontes dos serviços de saúde palestinos dizem que pelo menos 1.300 pessoas morreram e 5,1 mil ficaram feridas desde o início da ofensiva, em 27 de dezembro.
Do lado israelense, 13 pessoas morreram, sendo três delas civis, segundo o Exército do país. Fonte: BBC Brasil.



GAZA - Horas após Israel anunciar cessar-fogo unilateral em Gaza, o território voltou a ser palco de confrontos entre israelenses e palestinos. Extremistas palestinos na Faixa de Gaza lançaram foguetes contra Israel neste domingo. Pelo menos cinco foguetes foram lançados e quatro áreas próximo à cidade de Israel de Sderot foram atingidas.
Um porta-voz israelense afirmou que aviões de Israel contra-atacaram o local de onde foguetes foram disparados. Segundo fontes, um civil palestino morreu com o reinício dos ataques, em Jabaliya. Apesar da trégua, as autoridades israelenses haviam afirmado que manteriam as tropas em Gaza e o bloqueio do estreito território. Entenda o conflito na Faixa de Gaza num infográfico
O premier de Israel, Ehud Olmert, comemorou o que classificou de vitória, mas afirmou que o cessar-fogo é "frágil" e que as forças do país estão livre para responder a qualquer ataque contra o território israelense.
- Nós vencemos - disse Olmert, tentando disfarçar um sorriso, em pronunciamento no Ministério da Defesa.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou ter esperança de que o cessar-fogo dure, apesar de o Hamas afirmar que continuará em ação.
Neste domingo, equipes de emergência palestinas encontraram 25 corpos em cenários de intensas batalhas, de acordo com fontes locais.
O cessar-fogo começou às duas horas da manhã de domingo em Israel (22h de sábado em Brasília), e não inclui o Hamas porque, segundo Olmert, "terroristas internacionais com o Hamas não fazem parte desse acordo, que foi feito com a comunidade internacional." Leia também:
'Todos já perderam algum parente', diz palestino . Fonte O Globo.

Nenhum comentário: