Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Jornalista formado pela FAFI-BH,especializado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ESPMG. "O Tribunal Supremo dos EUA decidiu que "só uma imprensa livre e sem amarras pode expôr eficazmente as mentiras de um governo." Nós concordamos."

25 janeiro 2009

"Não existe procedimento cirúrgico sem risco"

O vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, de 77 anos, passa, neste domingo, por cirurgia para retirada de um tumor abdominal no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele encontra-se internado desde o dia 22. Os procedimentos pré-operatórios foram iniciados por volta das 7h30 da manhã e a expectativa da direção do Hospital é de que um boletim médico seja divulgado na tarde deste domingo.
A cirurgia do vice-presidente, que foi iniciada às 9 horas, pode durar entre 15 horas e 20 horas, segundo estimou a direção do hospital. Ela é "uma das mais radicais na área da oncologia e a mais delicada cirurgia a que foi submetido o vice-presidente", afirmaram nesta tarde o oncologia Paulo Hoff e o cardiologista Roberto Calil. Os dois especialistas fazem parte da equipe responsável pelo procedimento cirúrgico, coordenada pelo cirurgião Ademar Lopes.
Os médicos explicaram que vão retirar um tumor principal e "vários tumores satélites, em um procedimento conhecido como peritonectomia". Questionados se o vice-presidente corre risco de vida, comentaram que "não existe procedimento cirúrgico sem riscos".
A cirurgia está sendo realizada na região inferior esquerda do abdômen de José Alencar, próxima ao ureter - canal que conduz a urina do rim à bexiga.
Segundo Hoff e Calil, o vice-presidente reage bem ao procedimento cirúrgico e deve passar alguns dias na UTI. Alencar luta contra o câncer desde 1997.
No último sábado, o vice-presidente recebeu a visita do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos. "Ele é um herói brasileiro", disse referindo-se a luta de José de Alencar contra o câncer há mais de uma década

Nenhum comentário: