
"Se cada dirigente de BC decidir que esse é um problema de outros países, ninguém fará nada e haverá uma inflação em todo o mundo", disse Meirelles.
O Brasil não controla a demanda na Ásia, mas o aumento da demanda lá faz com que parte da oferta aqui seja exportada e a oferta local caia", diz Amorim.
'Efeito incerto'
O economista José Ricardo Fucidji, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), questiona a eficácia do corte de juros num contexto de inflação gerado pelo aumento "estrutural" da demanda.
"O impacto do aumento de juros é desconhecido, espera-se que a contenção da demanda contenha a inflação, mas esse efeito é muito incerto."
"Se ataco o efeito e a causa real é a especulação de commodities e a falta de oferta, o efeito é incerto. O remédio deve ser uma combinação prudente entre taxa de juros e expansão da oferta."
"As bolsas asiáticas sofreram fortes quedas nesta sexta-feira depois que o índice Dow Jones da bolsa de Nova York fechou em baixa de 3,03% na quinta-feira e o preço do barril de petróleo atingiu novo recorde, sendo cotado perto dos US$ 142." Fonte BBC Brasil.
Um comentário:
a inflação está atingindo vários países, mas o problema é aqui, ela começa ficar fora de controle
Postar um comentário