Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Jornalista formado pela FAFI-BH,especializado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ESPMG. "O Tribunal Supremo dos EUA decidiu que "só uma imprensa livre e sem amarras pode expôr eficazmente as mentiras de um governo." Nós concordamos."

13 junho 2008

LULA VAI EXTERMINAR COM OS APOSENTADOS

"Lula avisa que vai vetar reajuste da aposentadoria.
Aprovada por comissão da Câmara dos Deputados, proposta de equiparação dos aumentos dos benefícios às elevações do salário mínimo não passará pela Presidência da República.
Por Sandra Kiefer para o Jornal Estado de Minas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já avisou que vai vetar a emenda do Senador Paulo Paim (PT-RS), que equipara os reajustes de todos os benefícios da Previdência Social ao mesmo índice do salário mínimo. A emenda foi aprovada na noite de anteontem, no susto, pela Comissão Especial da Câmara. Desde a desvinculação das aposentadorias ao aumento do salário mínimo, em 1991, calcula-se que a defasagem esteja perto de 50% entre os índices de variação do mínimo e o reajuste dos benefícios. Isso significa que quem ganhava, na época, o equivalente a 10 salários mínimos, ganha hoje pouco mais de cinco. Mas os 8,1 milhões de brasileiros que ganham aposentadoria atrelada ao salário mínimo nem precisam comemorar por antecipação o projeto, que ainda vai a votação no plenário e já passou pelo Senado. Contrário à equiparação, que elevará os custos da Previdência em R$ 4,5 bilhões, o governo terá de mobilizar a sua base para derrubar o projeto no plenário, última etapa de tramitação antes de seguir para a sanção do presidente da República. Será mais um desgaste político para os deputados, em ano de eleições para prefeito, ou para o presidente Lula em um eventual veto. Ontem mesmo, já se tentava anular a medida analisando se a votação seguiu as normas regimentais ou não. O argumento é de que a aprovação da proposta foi feita enquanto o plenário da Câmara estava trabalhando, o que é proibido pelo regimento interno. " Fonte Jornal Estado de Minas. Assinantes leiam mais aqui.

Nenhum comentário: