Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Jornalista formado pela FAFI-BH,especializado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ESPMG. "O Tribunal Supremo dos EUA decidiu que "só uma imprensa livre e sem amarras pode expôr eficazmente as mentiras de um governo." Nós concordamos."

10 agosto 2007

QUEDA NO MERCADO ASSUSTA INVESTIDORES

HONG KONG - Os investidores desistiram de suas ações e correram para os seguros títulos governamentais nesta sexta-feira, em meio a um crescente aperto nos mercados globais de crédito. Os movimentos ocorreram enquanto os bancos centrais asiáticos atuaram para acalmar o mercado aberto da região ou apoiar suas moedas.
O indicador que reúne as bolsas de valores da Ásia menos o mercado do Japão caía quase quatro por cento, acumulando perdas de mais de 10 por cento desde o recorde de alta atingido em 24 de julho."Os bancos centrais não devem restringir o crédito quando os mercados estão em completo desarranjo", disse John Richards, diretor da RBS Secutiries.
O Banco do Japão e o banco central da Austrália seguiram o Banco Central Europeu e o Federal Reserve, dos Estados Unidos, injetando recursos adicionais nos mercados em meio a uma corrida global por dinheiro e outros ativos mais líquidos.
A notícia de que o maior banco listado em bolsa da França, o BNP Paribas, congelou 2,2 bilhões de dólares de fundos na quinta-feira por causa de problemas no mercado de crédito imobiliário de risco dos Estados Unidos, e alertas de duas grandes casas hipotecárias dos EUA de que as condições difíceis do mercado devem prejudicar suas operações, criaram mais tumulto entre os investidores.
"As pessoas estão começando a pensar que é melhor ficar de fora dos mercados (de ações)", disse Martin Arnold, economista do CommSec na Austrália.
Operadores disseram que bancos centrais da Malásia, Indonésia e Filipinas interviram para vender dólares para apoiar suas moedas, que caíram junto com a redução do apetite dos investidores por risco.
Os preços futuros de commodities de Xangai a Tóquio, incluindo cobre e metais preciosos, caíram acentuadamente por conta da aversão global a risco."Há duas semanas as commodities pareciam bem imunes a parte das turbulências em outros mercados financeiros, mas isso não é mais o caso", disse o analista Edward Meir, analista da MF Global.
A bolsa de TÓQUIO encerrou em baixa de 2,37 por cento, no menor nível desde 16 de março e a bolsa de SYDNEY sofreu a maior queda diária desde os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, encerrando em queda de 3,72 por cento.Na Coréia do Sul, a bolsa de SEUL registrou desvalorização de 4,2 por cento, enquanto outros importantes mercados da região como Hong Kong e Cingapura exibiram perdas de entre 1,6 e três por cento. A bolsa de XANGAI recuou 0,10 por cento.

Nenhum comentário: