Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Jornalista formado pela FAFI-BH,especializado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ESPMG. "O Tribunal Supremo dos EUA decidiu que "só uma imprensa livre e sem amarras pode expôr eficazmente as mentiras de um governo." Nós concordamos."

16 julho 2007

RENAN TENTARA NOVA TRAMOIA, DIZ OPOSIÇÃO

Na véspera do início do recesso parlamentar, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), vai tentar mais uma manobra protelatória para atrasar o seu julgamento pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. A estratégia de Renan é convencer seus aliados na Mesa Diretora do Senado, que se reúne nessa terça-feira, às 11 horas, a solicitarem prazo - o chamado “pedido de vista” - para decidir se encaminha ou não à Polícia Federal (PF) pedido de perícia mais aprofundado nos documentos apresentados por ele e que comprovariam ganhos de R$ 1,9 milhão com a venda de gado ao longo dos últimos quatro anos. Se o pedido de vista for concedido, a Mesa só voltará a ser reunir no dia 1º de agosto, quando os senadores voltam das férias.
“Vão tentar essa chicana do pedido de vista”, afirmou nessa domingo o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), um dos 15 integrantes do Conselho de Ética.Pela tática montada por aliados de Renan, o senador Magno Malta (PR-ES) seria escalado para fazê-lo. “É possível pedir vista de todo processo que chega à Mesa do Senado. É legal, é legítimo e normal em qualquer tribunal e mesmo na Mesa do Senado”, disse Almeida Lima (PMDB-SE), que integra a trinca de senadores do Conselho de Ética responsável por relatar o imbroglio envolvendo Renan.
O êxito da estratégia montada pelo presidente do Senado depende, no entanto, do primeiro vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC), que estará presidindo a reunião da Mesa marcada para essa terça-feira.“Vamos ver como será o comportamento do Tião Viana. Se ele aceitar o pedido de vista, significa que o governo está firme na defesa de Renan. Se ele rejeitar o pedido, é sinal de que o governo lavou as mãos”, disse Demóstenes Torres.Outra estratégia montada por Renan prevê a aprovação da Mesa Diretora de apenas parte das 30 perguntas elaboradas pelo Conselho de Ética para checar as operações de venda de gado, a evolução patrimonial do presidente do Senado e a autenticidade de documentos apresentados por ele. Segundo aliados de Renan, ele vai recomendar a rejeição de perguntas sobre o aprofundamento da origem das notas fiscais que ele apresentou para comprovar a venda de gado.

Nenhum comentário: