Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Jornalista formado pela FAFI-BH,especializado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ESPMG. "O Tribunal Supremo dos EUA decidiu que "só uma imprensa livre e sem amarras pode expôr eficazmente as mentiras de um governo." Nós concordamos."

02 junho 2011

BEAGA PLANEJANDO O FUTURO

Foi na Nordeste, mais precisamente no Bairro São Gabriel que iniciamos o PROPAR - Programa Participativo de Obras Prioritárias idealizado e implementado pelo então prefeito João Pimenta da Veiga e executado por Eduardo Azeredo na gestão 89/93.


Este programa foi iniciado na minha Região Nordeste de BH, onde resido há 31 anos, em 05 de janeiro de 89, em reunião com o então prefeito e todas as lideranças comunitárias desta Região. Naquele dia todas as lideranças compareceram levando suas reivindicações que recebidas por Pimenta da Veiga as levou para a SUDECAP e as orçamentou e retornou em nova data na mesma comunidade a qual foi informada dos custos e das necessidades econômicas e financeiras e da viabilidade de execução da obras solicitada. Olha que as reivindicações não foram poucas e todas foram executas.


O programa rendeu credibilidade à primeira Administração Participativa do PSDB em Capital. Na administração seguinte de Patrus Ananias, este programa foi institucionalizado com a criação do Orçamento Participativo, todavia com participação reduzidíssima, em função da limitação orçamentária para as obras priorizadas pela comunidade e por último, modernizado, foi parar na internet com o prefeito Fernando Pimentel.

Em nossa Região Nordeste, ainda existem problemas que são comuns a todas as “Nordestes”. Mas aqui a participação foi e ainda é – acredito eu – a mais organizada da Capital. Aqui enquanto lideranças comunitárias, criamos o CRAC – Conselho Regional de Associações Comunitárias, entidade de direito publico privado que congrega todas as entidades comunitárias da região e que hoje se encontra instado no Centro Social Urbano do Bairro São Paulo.

Salvo engano, até hoje em BH, só existem o CRAC da Nordeste e do Barreiro. E para que seja garantida uma participação democrática, seria muito bom que as administrações regionais motivassem a mobilização das lideranças comunitárias no sentido de se estruturarem em CRACs como forma de garantir participação integrada no BH 2030 de todas as regiões da Capital.


Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos,

Nenhum comentário: