Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Jornalista formado pela FAFI-BH,especializado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ESPMG. "O Tribunal Supremo dos EUA decidiu que "só uma imprensa livre e sem amarras pode expôr eficazmente as mentiras de um governo." Nós concordamos."

24 maio 2006

INACREDITÁVEL ! RESGATE DA CIDADANIA

Inacreditável!O resgate da cidadania (italiana)
Cândido Prunes*
A notícia - da mais alta gravidade - passou quase sem registro pela grande imprensa. Talvez porque nada mais surpreenda no ambiente dedegradação moral patrocinado pela atual administração pública.Ou talvez porque a notícia é mesmo inacreditável:A primeira-dama brasileira, esposa do Presidente daRepública, Da. Marisa Letícia Lula da Silva, recentemente solicitou e obteve a cidadania italiana, que foi estendida para os filhos do casal. Sim, é isto mesmo que o leitor que não sabia do fato acaba de ler.
Todos os membros da família presidencial, exceto o próprio, são agora italianos. Com direito a passaporte e até título de eleitor, para não haver dúvidas.
Não há em relação à dupla cidadania da familia presidencial nenhuma ilegalidade, ressalte-se desde logo. Mas a situação é absolutamente inconcebível sob qualquer ângulo de análise. Trata-se do escárnio levado aos limites do impensável. Tanto que nunca houve situação análoga no Brasil. E se aconteceu noutra parte do mundo, só pode ter sido em alguma republiqueta de terceira categoria, a fim de garantir a fuga de algum ditador ladravaz.
Por respeito aos eleitores, aos cidadãos ou ao País que elegeu seu marido, nenhuma primeira-dama, ainda que tenha condições legais para tanto, ousa sequer pensar em requerer uma outra nacionalidade.
Por isso, ninguém consegue imaginar a primeira-dama norte-americana, LauraBush, por exemplo, solicitando cidadania mexicana. Como também ninguémconceberia Da. Lucy Geisel requerendo nacionalidade alemã. Estes doisexemplos são de primeiras-damas cujas origens estrangeiras são relativamente próximas, tanto que até falam o idioma de seus pais ou avós. Mas este não é o caso de Da. Marisa Letícia. Ao que consta, ela não sabe dizer nem bom-dia em italiano.
As explicações para tamanho desdém são todas comprometedoras.
A própria Da. Marisa Letícia declarou: "É só uma oportunidade, no caso de se precisar".
Essa "precisão" seria para o caso de fuga da famiglia presidencial, tão comum na história do continente?
Ou seria para garantir o emprego dos bambini, porque o Brasil se tornou um país inviável economicamente depois de décadas de intervencionismo estatal que o partido de seu marido ajudou a implementar?

Ou se deve a uma razão mais simples como evitar as filas do consulado americano, uma vez que não é exigido visto de entrada para os cidadãos da Comunidade Européia?
O gesto da primeira familia brasileira ficará no mínimo como símbolo daconfiança que seus membros depositam no chefe e do que esperam do futuro da nação. Também explica o surrado e vazio jargão, "resgate da cidadania", tão utilizado pelo PT.
Não tem nada a ver com os direitos e garantias individuais ou de cidadania.Tem a ver com obtenção de nacionalidade estrangeira para os seus quadros. Sóresta agora confirmar se o Ministro Palocci seguiu o mesmo caminho.
(*) Vice-Presidente do Instituto Liberal
Quando recebi até achei que seria algo forjado como é "normal" de se receber por e-mail, mas numa rápida pesquisa confirmei a notícia em diversas fontes. http://www.google.com/search?ie=UTF-8&oe=UTF-8&sourceid=deskbar&q=lula+marisa+cidadania+italiana outras
Com essas e outras fico pensando: E nós, caso 'precisemos' como vamos dar o fora?

2 comentários:

Peninha disse...

Caro Jarbas
Sempre resta a possibilidade de atravessar a nado o rio Paraguai.

Anônimo disse...

Intelecto Peninha,

Obrigado pela visita. É sempre um prazer escrever para quem gosta de ler, comentar ou criticar ou discutir algum tema. Conte comigo. Jarbas Passarim - um amigo On Line.