Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Jornalista formado pela FAFI-BH,especializado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ESPMG. "O Tribunal Supremo dos EUA decidiu que "só uma imprensa livre e sem amarras pode expôr eficazmente as mentiras de um governo." Nós concordamos."

27 maio 2006

Calma pessoal ! Vai ter segundo turno


Aí vai um breve comentário a respeito do foco ou não no segundo turno. A campanha eleitoral é um processo em que se constrói mais ou menos sinergia,entre o candidato e o eleitor- a partir da distribuição de informações (comunicação) que levam as pessoas a votar ou não no candidato. Quanto mais longe da eleição, maior importância tem os agentes envolvidos no processo. Se eles não se motivam, se omitem sobre o candidato a presidente, e tratam apenas de suas campanhas de deputado,( sendo o caso).
O que estimula muito um candidato a deputado, senador ou governador, é dizer ao eleitor que o compromisso que está assumindo de fazer isso ou aquilo está garantido pela eleição do presidente que seu partido apóia. Para isso precisa ter a convicção de que seu candidato a presidente é competitivo. Desta forma é fundamental -pelo menos até 15 de agosto- que o desafio -meta- objetivo, seja factivel. Hoje quando se fala que Alckmin tem como meta alcançar Lula,( óbvio), e que esta diferença é de 20 pontos, o agente propagador -cabo eleitoral do deputado, diretórios locais, candidatos, se desestimulam e acham que não dá. Mas quando se diz que a diferença na verdade são 8 ou 9 pontos e que se 4 pontos saírem de Lula e passarem para ele, ou quaisquer dos outros candidatos, que isso garante o segundo turno, a coisa muda. E se no primeiro turno mais da metade dos eleitores encontrou razões para votar contra o Lula e que, portanto ele deixa de ser favorito no segundo, o quadro muda. Todos entendem isso e a motivação toma conta dos agentes e da campanha. E o eleitor entende porque a diferença é pequena e não grande. É apenas isso.
Espero que o estado maior, os líderes, os comandantes da campanha, entendam. Espero que eles como eu, creiam que um segundo governo Lula será um desastre ainda maior que esse. E escolham o melhor caminho para que os agentes e os eleitores criem sinergia com o candidato a presidente.
PESQUISA 1: Notícias importantes para a senadora Heloisa Helena !A pesquisa do GPP no Estado do Rio -1307 entrevistas nos dias 20 e 21 de maio - perguntou ao eleitor sobre seu interesse em politica. A primeira pergunta foi se dava atenção às notícias políticas. 40% disseram que sim. A segunda, se tinha interesse. 31% disseram que tem muito interesse em politica. A terceira se conversava sobre politica com frequencia 40% disseram que sim. Depois foi feito o cruzamento destas respostas com a intenção de voto. Destacou-se a senadora Heloisa Helena, candidata a presidente. Ela obteve 12,4% das intenções de voto na pesquisa geral. Mas nestes três cruzamentos seu crescimento é notório. Na primeira ela tem 17,1% e deixa Garotinho e Alckmin para trás. Na segunda ela tem 18,2% e outra vez deixa Garotinho com 14,3% e Alckmin com 13,4% para trás. E na terceira tem 17,7%. E quem perde neste cruzamento ? Por um lado pela diminuição dos que anulam voto, não votam,.... E por outro pela redução do Garotinho.Moral da história: se vier a onda do voto nulo, Heloisa Helena perde muito. Se vier a onda do voto -dito- consciente- Heloisa Helena ganha muito. A senadora deveria imediatamente criar dois movimentos: contra o voto nulo e a favor do voto consciente. Se pegar e a pesquisa no Estado do Rio valer para o Brasil, a senadora vai se tornar competitiva.
PESQUISA 2: O PT usou como âncora em seu programa eleitoral a educação. A pesquisa Sensus explica. É o único tem em que o governo Lula tem um saldo positivo. Nos demais -saúde, pobreza, renda, violencia etc....o saldo do positivo e negativo, são claramente negativos. E por falar no programa do PT, os ternos usados pelo Jaques Wagner e pelo Berzoini, devem ter sobrado do guarda roupa do Duda Mendonça. Que luxo ! E o cabelo e a barba -brancos do Jaques Wagner- irrepreensíveis, aparados e com laqué,.... Ficou quase um Gregory Peck apresentando o Concerto de Ano Novo de Viena em 2002
Fonte: ex-blog do Cesar Maia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,
Li seu e-mail. Agradeço as referências elogiosas e tudo mais de bom...Infelizmente estou realmente de saída da blogosfera. O filão da política fica com vocês da "nova geração" o euodeiolula está caducando...
Boa sorte!
Carlos
www.euodeiolula.blig.ig.com.br