Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Jornalista formado pela FAFI-BH,especializado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ESPMG. "O Tribunal Supremo dos EUA decidiu que "só uma imprensa livre e sem amarras pode expôr eficazmente as mentiras de um governo." Nós concordamos."

27 maio 2006

É ALCKIMIM ! É NOSSO ! É PRESIDENTE !



Extraído do livro “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu,
Capitulo I – Analise e Planos, página 25 a 27:

“Há momentos em que a maior sabedoria é parecer não saber nada”. Por isso, quando capaz, finja então ser incapaz; quando pronto, finja grande desespero; quando perto, finja estar longe; quando longe, façam acreditar que está próximo. Se o inimigo procurar alguma vantagem, seduza-o com uma armadilha. Se estiver desorganizado, ataque-o e conquiste-o. Se ele for muito poderoso, prepare-se para ele. Se ele possuir forças superiores, evite-o . Se ele for orgulhoso, provoque-o . Se ele for humilde, dê forças a sua arrogância. Se ele estiver descansado, faça-o se desgastar. Se ele estiver unido, separe-o . Ataque-o onde ele se mostrar despreparado. Adote caminhos que sejam para ele totalmente inesperados.”

Considerações Gerais

Para a prática política, no momento, pode se fazer a seguinte tradução para a campanha que se aproxima:

I - “Há momentos em que maior sabedoria é parecer não saber nada.”
Na realidade o Governador sabe muito, conhece o Pais, mas precisa saber mais do povo brasileiro, diga isto ou mais ou menos isto, apreender com este povo o que é melhor para ele; lembrar sempre que todos os estados da federação gostariam de ser tão progressistas quanto nosso Estado e outros da Federação.

II - “Por isso, quando capaz, finja então ser incapaz.”
Capacidade e competência são obvio que o Governador tem. Todavia, a invés de propalar sua experiência para liderar e administrar, declare, isto ou mais ou menos isto, sou incompetente para ser conivente com a corrupção, com a inércia, a mau versação do dinheiro público.

III – “Quando pronto, finja grande desespero.“
O Governador está pronto, não desespera, basta não demonstrar euforia, excesso de confiança ou coisa parecida.

IV – “Quando perto, finja estar longe.“
Mesmo se estiver na melhor posição nas pesquisas, não se acomode, lembrem-se pesquisas não são resultados de urnas. Diga isto ou mais ou menos isto, que o Governador só tem uma certeza, nas eleições de 2002, foi reeleito com 58,64% ou sejam 12.008.819 milhões de votos que o elegeu em SP, onde todos buscam uma vida melhor, como em todo Pais.

V – “Quando longe, façam acreditar que está próximo.”
Neste início de Campanha, propale isto ou mais ou menos isto, para todos, principalmente para os quadros de PSDB, que o Governador já parte de SP com 12 milhões de votos e que sendo bom para SP pode e vai ser tão bom ou melhor para o Brasil.

VI – “Se o inimigo procurar alguma vantagem, seduza-o com uma armadilha.”
Desacredite o adversário. Indague-o – diretamente - mais ou menos assim, programa econômico e social o nobre adversário manteve os do nosso PSDB, no mais, até agora não cumpriu o programa do PT. Afirme indagando, e agora Lula, o Senhor vai fazer o que prometeu fazer e não fez ?

VII – “Se estiver desorganizado, ataque-o e conquiste-o .”
No primeiro momento todas as bases estão desorganizadas, esperando diretrizes, é hora de atacar, de ocupar espaços, conquistando os dissidentes, desafetos e os decepcionados, os quais podem ser identificados com slogans do tipo “Sou PT, voto PSDB”.

VIII – “Se ele for muito poderoso, prepare-se para ele.”
Nunca menospreze o adversário, ele é populista e não têm pudor em mentir, em enganar fazendo propostas mirabolantes e inexeqüíveis. Não cumpriu o que defendeu durante 22 anos, não será agora que cumprirá.

IX – “Se possuir forças superiores, evite-o . “
Se o adversário estiver na frente nas pesquisas, evite-o, busque o corpo a corpo nos grandes centros e pólos regionais, a periferia sempre acompanha a tendência destes.

X – “Se ele for orgulhoso, provoque-o .”
Exalte sua trajetória de sindicalista esquerdista comprometido com os ideais Petistas os quais traiu, abandonando todos os seus seguidores.

XI – “Se ele for humilde, dê forças à sua arrogância.”
Propale as atitudes e manifestações do adversário em contraposição com compromissos assumidos no Programa de Governo e os históricos do PT, que se tornaram propaganda enganosa.

XII – “Se ele estiver descansado, faça-o se desgastar. “
Se o adversário demonstrar que está descansado, tranqüilo, autoconfiante, ataque seus pontos fracos, exalte suas incoerências, seus desvios, suas atitudes e a traição aos seus compromissos programáticos e históricos do PT.

XIII – “Se ele estiver unido, separe-o .”
Lembre aos aliados do seu adversário, dizendo isto ou mais ou menos isto, que ele não foi fiel aos seus princípios históricos, aos seus companheiros Petistas, como poderá ser fiel a aliados deste momento eleitoral. Que o diga, Roberto Jéfferson, entre outros.

XIV – “Ataque-o onde ele se mostrar despreparado.”
Exalte a incapacidade de ter controle sobre o governo, ter conhecimento do que acontece nos ministérios e das ações de seus subordinados, como ele próprio afirma “Não sabe de nada”.

XV- “Adote caminhos que sejam para ele totalmente inesperados.”
Busque no programa partidário do adversário, aquilo que seja comum ao programa do nosso Partido e proponha fazer o que ele não fez ou melhor do que ele fez. Exemplo: Reforma Agrária, Programas de Geração de Emprego e Renda, Programa de Assistência e Proteção a Terceira Idade, por ai.

Um comentário:

Anônimo disse...

como contra propagando sugiro;

NÃO, NÃO A CORRUPÇÃO

NÃO, NÃO AO MENSALÃO

NÃO, NÃO AO LADRÃO

NÃO, NÃO AO VALDOMIRÃO

NÃO, NÃO A DELUBIÃO

NÃO, NÃO AO VALERIÃO

ETC.ETC.

com fundo vermelho do PT