Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Jornalista formado pela FAFI-BH,especializado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ESPMG. "O Tribunal Supremo dos EUA decidiu que "só uma imprensa livre e sem amarras pode expôr eficazmente as mentiras de um governo." Nós concordamos."

03 agosto 2017

NÃO VAMOS DESISTIR DO BRASIL

Matéria do The Wall Street Journal destaca que, "depois de três anos, o maior inimigo que as investigações da #LavaJato enfrentam não é mais um único réu, mas o próprio sistema político brasileiro" (em tradução livre).
A verdade é que a #LavaJato não tem forças suficientes para se defender contra os ataques da mais poderosa instituição do Brasil: o Congresso. Nosso único escudo é a sociedade.
"Nós estamos muito preocupados com as várias tentativas - dos poderes judicial e ex...
Continuar lendo
Matéria do The Wall Street Journal destaca que, "depois de três anos, o maior inimigo que as investigações da #LavaJato enfrentam não é mais um único réu, mas o próprio sistema político brasileiro" (em tradução livre).

A verdade é que a #LavaJato não tem forças suficientes para se defender contra os ataques da mais poderosa instituição do Brasil: o Congresso. Nosso único escudo é a sociedade.

"Nós estamos muito preocupados com as várias tentativas - dos poderes judicial e executivo e do Congresso - para prejudicar a investigação", diz Caio Magri, presidente do Instituto Ethos.

Segue íntegra da matéria, que está em inglês:

A sonda de corrupção do Brasil enfrenta o seu maior caso de teste: o presidente

Por Luciana Magalhães e Samantha Pearson

Curitiba, Brasil -- Depois de três anos, o maior nemesis de frente para a lavagem de carros de lavagem de carros já não é um único réu, mas o próprio sistema político do Brasil.

Na Quarta-feira, o congresso está agendado para começar a votar sobre a possibilidade de colocar o presidente Michel temer em julgamento por alegados subornos, uma vez que o inquérito de grande alcance atinge os mais altos níveis de governo. O líder em apuros é amplamente esperado para reunir o apoio suficiente dos legisladores, muitos dos quais também estão sob investigação, para evitar os tribunais.

" a verdadeira verdade é que a lavagem de carros não tem a força para se defender contra ataques da instituição mais poderosa do Brasil, que é o congresso," disse Delta Dallagnol, o promotor de lavagem de carros, em uma entrevista. " O único escudo de protecção que a lavagem de carros tem é a sociedade."

A sonda tem dezenas de executivos mais poderosos do Brasil e ex-políticos atrás das grades.

Enquanto o sr. Temer é profundamente impopular com os eleitores, ele demonstrou ser um hábil negociador político. Ele trabalhou em torno do relógio nas últimas semanas para garantir o apoio dos legisladores, trazendo 1.3 bilhões de dólares para o financiamento de projetos em seus estados de origem, de acordo com contas abertas, um cão de guarda de contas públicas.

O presidente foi acusado em junho de receber subornos da meatpacker jbs em troca de concessão de financiamento apoiado pelo estado e outros favores. O Sr. Temer, cujas audiências de aprovação caíram para 5 %, negou qualquer delito e recusou-se a demitir-se.

Dois terços do congresso devem votar para colocar o sr. Temer em julgamento, para que o caso prossiga. Embora ainda seja possível que a votação seja adiada até à próxima semana, devido à baixa taxa de participação, há poucas dúvidas sobre o seu resultado.

Beto Mansur, um deputado do partido republicano brasileiro, disse que ele tem estado a preparar folhas de cálculo do Excel para o presidente, lista legisladores indecisos, e está agora certo que no dia da votação o suficiente congressistas estarão do lado do presidente. Na segunda-feira, o deputado da oposição Silvio Costa admitiu publicamente que o sr. Temer tem apoio suficiente para sobreviver.

Uma grande margem de apoio iria fortalecer a capital política do Sr. Temer e provavelmente permitir que ele servir o restante de seu mandato até as eleições em outubro de 2018, mesmo que o procurador-Geral Brasileiro, como esperado, arquivos mais acusações contra ele, disse Christopher Garman, administrador-Chefe das Américas no grupo de consulta política da eurásia.

Seria também um revés para os esforços do Brasil para combater o seu problema de impunidade, os activistas corrupção.

" a operação de lavagem de carros está a entrar numa das suas fases mais críticas e difíceis, porque agora atingiu os níveis superiores de poder," disse Bruno Brandão, representante do Brasil para a corrupção guarda international guarda international.

Ao longo dos últimos três anos, a sonda de lavagem de carros subiu para a maior investigação de corrupção do Brasil, descobrindo um esquema nacional em que as empresas pagaram bilhões de dólares em subornos ao longo de mais de uma década para ganhar contratos, financiamento barato do estado e outros favores. Ele levou a mais de 150 condenações até agora e ganhou elogios como um modelo para combater o enxerto no mundo em desenvolvimento.

Mas os resultados visíveis têm vindo a diminuir nos últimos meses, disse o sr. Dallagnol. À medida que a investigação zeros sobre os políticos, o seu destino está cada vez mais descansa com a suprema corte do Brasil. No Brasil, apenas o alto tribunal pode investigar e punir os políticos sentados -- Uma medida destinada a salvaguardar o congresso de regimes autoritários.

A investigação também sofreu uma vez que o governo reduziu o número de policiais superiores dedicados à sonda de lavagem de carros em Curitiba, a cidade do Sul onde a sonda começou, disse o sr. Dallagnol. Desde o final do ano passado, o número de oficiais-chefe diminuiu de nove para quatro, travar a capacidade da força de trabalho para investigar novas pistas.

" o trabalho da Polícia Federal na operação de lavagem de carros está a ser sufocado e sufocado," disse o sr. Dallagnol.
Ele acrescentou que sem cortes de pessoal, a polícia teria sido capaz de completar 12 novas fases da operação desde novembro de 12, em vez de sete. A Polícia Federal disse que o tamanho da equipa é adequado.

O Sr. Dallagnol disse que o congresso tinha feito outras tentativas para descarrilar a lavagem de carros. No ano passado, os legisladores introduziram uma proposta para proibir os arguidos de impressionante acordos. Ainda está a ser deliberou.

Algumas decisões do Supremo Tribunal também provocaram controvérsia. Em Maio, o ex-Chefe do Estado-maior, José Dirceu, que foi condenado por corrupção, foi libertado da prisão enquanto ele recursos o seu caso.

" nós nos tornamos muito preocupados com as tentativas de vários lugares -- O Judiciário, o poder executivo e o congresso -- para prejudicar a investigação," disse Caio Magri, chefe do guarda brasileiro do Instituto Ethos.

Com os protestos de rua minguante enquanto os cidadãos se crescer de instabilidade política, tornou-se mais fácil para os políticos atacarem a lavagem de carros sem medo de que tais movimentos que as suas hipóteses de serem a, disse a transparência internacional, o sr. Brandão.

Os observadores dizem que a aparente apatia dos brasileiros é devido à fadiga de protesto, a falta de uma alternativa óbvia ao Sr. Temer e diz respeito a que mais distúrbios que a recuperação econômica.

" todos os políticos brasileiros são corruptos.... Há poucas exceções," disse Alexsandro Cerqueira, um cabeleireiro de 33 anos de idade em São Paulo, que disse que ele estava cansado de ouvir notícias sobre lavagem de carros.

Mas o sr. Dallagnol disse que acredita que a falta de protestos não é impulsionada pela fadiga, mas sim pela confiança dos cidadãos na força de trabalho de lavagem de carros para fazer o seu trabalho independente de protestos. Ele disse que, mesmo que o sr. Temer seja vitorioso no congresso esta semana, a lavagem de carros irá avançar com novas linhas de investigação, como, por exemplo, sondar a possível responsabilidade dos bancos no esquema.

" seria a vitória de uma batalha, mas não de uma guerra," disse ele. " assim que o seu mandato presidencial chegar ao fim, será processado pelos crimes de que foi acusado."

Para assinantes: https://www.wsj.com/articles/brazils-corruption-probe-faces-its-biggest-test-case-the-president-1501579804

Nenhum comentário: