Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Jornalista formado pela FAFI-BH,especializado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ESPMG. "O Tribunal Supremo dos EUA decidiu que "só uma imprensa livre e sem amarras pode expôr eficazmente as mentiras de um governo." Nós concordamos."

19 dezembro 2011

E QUANDO FOR NO PRESSAL ?


RIO - O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, afirmou que o óleo combustível que vazou do navio-plataforma FSPO Cidade de São Paulo, da empresa Modec, já chegou à praia do Bonfim, no litoral de Angra dos Reis. A constatação de que a mancha chegou à orla levou o governo a antecipar a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Marinha da Ilha Grande, para, no máximo, até o fim de janeiro. Minc também decidiu reduzir a movimentação de embarcações na região, negando o pedido de duplicação do Terminal da Baía da Ilha Grande (Tebig), em Angra dos Reis, e a instalação de um terminal de minério na Ilha de Itacuruçá. Esta unidade seria utilizada pela Brazore, subsidiária da canadense Adriana Resources, e teria capacidade para embarque de cinco milhões de toneladas de minério de ferro ao ano - podendo chegar a 50 milhões de toneladas.

Tecnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) recolheram amostras do material, que serão analisadas pela Petrobras no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes). O objetivo é verificar se é de fato o mesmo combustível que vazou do navio, mas não há previsão para divulgação do resultado.

— Acho bastante improvável que o óleo encontrado na praia do Bonfim seja nosso. É uma área abarrotada de embarcações e o piche encontrado na praia tem uma consistência que não lembra óleo combustível. Mas estamos limpando e recolhendo as amostras, que serão analisadas no Cenpes — comentou o diretor da Modec, André Cordeiro, responsável pelas operações da empresa na Bacia de Santos.

Ele informou ainda que sete embarcações estão monitorando a região afetada, e negou que o volume de óleo vazado seja de 10 mil litros, como foi divulgado inicialmente:

— O óleo que vazou do navio deve corresponder a menos de 10% deste volume.



Leia mais sobre esse assunto aqui.

Nenhum comentário: