Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Jornalista formado pela FAFI-BH,especializado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ESPMG. "O Tribunal Supremo dos EUA decidiu que "só uma imprensa livre e sem amarras pode expôr eficazmente as mentiras de um governo." Nós concordamos."

23 janeiro 2007

TRABALHADORES TRAINDO TRABALHADORES, É O CUMULO !

Inacreditável ! É o cumulo ! 50 anos depois, a historia se repete. Agora, desta vez por um Governo que se intitula do Partido dos Trabalhadores, que sempre combateu ou que mais fez oposição a qualquer iniciativa ou projeto que colocasse em risco recurso de trabalhadores, agora venha propor a utilização do dinheiro do trabalhador para financiar iniciativas do Estado. Que garantia teremos ? A ministra-chefe da Casa Civil promete um rendimento maior na transferência dos recursos do FGTS para Fundo de Infraestrutura e participação no gerenciamento. Mas é pouco e não dá para confiar.

O FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, criado para substituir ou melhor compensar a perda da estabilidade no emprego é, segundo a lei que o criou, um recurso/dinheiro do trabalhador que lhe descontado mensalmente do salário e a este deverá ser restituído em caso de dispensa do trabalho ou quando quiser poderá utiliza-lo para aquisição de casa própria e mais alguns casos excepcionais. É dinheiro do trabalhador, administrado por Conselho de Representantes de Trabalhadores. Rende muito pouco, salvo engano menos do que uma caderneta de poupança. O rendimento do FGTS é tão insignificante que mais vale dizer que a CEF – Caixa Econômica Federal usufrui deste fundo gratuitamente. Mas enfim é dinheiro do trabalhador e quem toma conta dele é o Governo através da Caixa Econômica Federal.

Na década de 50, cada segmento de trabalhador tinha seu Fundo de Previdência que lhe garantia a aposentadoria após trinta ou trinta e cinco anos de serviços e quem administrava os recursos também eram os trabalhadores, mas os recursos ficavam em depósitos em instituições financeiras estatais. E deu no que deu. O Governo com o mesmo argumento de hoje pegou os recursos dos fundos de previdências investiu em infraestruturas e outras coisas mais e pouco depois, não tendo como pagar ou repor o dinheiro da previdência ou seja da aposentadoria do trabalhador, extinguiu com os institutos estatizando a previdência do trabalhador que até hoje se encontra deficitária.

A Força Sindical e a Confederação Geral dos Trabalhadores devem entrar hoje com ação no Supremo Tribunal Federal contra o uso dos recursos do FGTS em investimentos de infra-estrutura, previstos no Programa de Aceleração do Crescimento anunciados ontem. A Força avalia que o governo foi arbitrário ao incluir a proposta no pacote sem dar ao trabalhador o direito de optar pelo investimento. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que a aplicação dos recursos no fundo de infra-estrutura pode ser muito rentável.

13 comentários:

CAntonio disse...

Caro Jarbas,


E como diria um velho sábio, mas pouco prudente:

"Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa" ou então o que se diz por esse Brasilzão afora: Farinha pouca o pirão é meu.

Quando na oposição tudo era motivo de revolta. O tempo passou e elles gostaram do poder: não querem sair mais, nunca mais.

Olho nessa gente.

SDS

Ricardo Rayol disse...

Essa ação contra a medida é pra se ver como é que é a confiança do trabalhador no governo dos trabalhadores

Anônimo disse...

é o presidente dos pobres. de espirito, de consciencia......

cantabile disse...

Oi Jarbas!
A cada dia que passa a decepção é maior. Você disse bem trabalhadores traindo trabalhadores, ou seja , a sigla PT agora é Partido dos traíras.
beijos.

Anônimo disse...

Absurdo mesmo. Ouvi hoje na CBN: "governo afirma que uso do fgts não afetará o povo". É pra rir mesmo. "Nada" neste país afeta o povo.

Anônimo disse...

olá Jarbas, que bom que voltou.
só falta esse desgoverno ressucitar aquela campanha: ouro para o bem do país
lembra? o que tinha de miserável doando a aliança?

Guilherme Roesler disse...

Passarim,

vai entender, vai entender....

Saramar disse...

Jarbas, bom dia.

Este é o plano para benefficiar novamente os banqueiros a acabar com o que ainda resta de patrimônio dos trabalhadores.
Imagine se este não fosse o governo dos trabalhadores, hein????
O cinismo deles nunca para de ser provado.

Aproveito para convidá-lo e aos seus leitores para conhecer o Movimento Evolução, apartidário e que tem como objetivos: 1. Criar uma rede de blogs amigos para divulgar idéias sobre educação e conscientização política. 2. Mobilizar blogs, mídia, artistas e outros formadores de opinião em uma campanha permanente pela transparência e coerência na política brasileira. 3. Informar, divulgar e discutir assuntos relacionados à cidadania. 4. Exigir dos nossos representantes, no Congresso, a defesa dos interesses dos cidadãos. Visite-nos: http://movimento-evolucao.blogspot.com e participe do nosso novissimo fórum. Obrigada.

beijos e bom domingo.

Anônimo disse...

Eu tb fiz um texto sobre este assunto mas sem a sua categoria.Mas ainda pior é o governo acreditar que a riqueza nacional é fomentada pelo dinheiro rendendo nos bancos.

Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos - Pós Graduado em GSSS - Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. disse...

Pessoal,

Estou teclando de uma Lan House, pois depois de 30 dias de férias, meu PC estava precisando de um Upgrade, assim mandei o mesmo para um revisão geral. Espero estar de volta na próxima terça - dia 30. Abs Jarbas do Aparte.

Anônimo disse...

Ótimo texto, linkei lá no meu blog ele para que isso seja bem alertado a todos os eleitores do Lula.

Ricardo Rayol disse...

Jarbas, Tu sabes que sou um indignado por natureza. Por isso, peço desculpas para ocupar teu tempo com um assunto bem cretino. A Sônia, do SSRJ, anda espalhando um monte de merda lamurienta a respeito do movimento evolução. Para uma pessoa que se diz idosa o faz de um jeito bem desagradável. Gostaria de pedir que entendesse o outro lado da estória.

Al Berto disse...

Viva Jarbas:

Lamentável, profundamente lamentável.
É um autêntico assalto ao bolso do cidadão naquilo que ele tem de mais sagrado, o apoio na velhice.
Se roubassem menos seguramente que haveria mais dinheiro nos cofres do estado.

Um abraço,


NB: Vim directo. Não tenho comentado porque deixaste de aparecer pelo Estados Gerais e deduzi que tivesse dito algo que te tivesse susceptibilizado.