Aécio Neves quer fazer dos prefeitos sua base
Por Ilimar Franco, para O Globo
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) fez um engenhoso discurso hoje no Senado. Falou como quem tem consciência da fragilidade orgânica da oposição e da dificuldade de fortalecer o PSDB, o DEM e o PPS sem a máquina do governo federal. Falou com profundo conhecimento da realidade política brasileira e como quem sabe que historicamente tem sido muito difícil atrair para a oposição parcelas dos partidos que estão no governo Dilma Rousseff.
Sem condições orgânicas de capturar as estruturas partidárias, a opção de Aécio foi falar direto para as bases desses partidos, para os caciques locais. Ao adotar como sua principal bandeira a questão da crescente redução da parcela dos municípios no bolo tributário, ele disse o que querem ouvir os mais de cinco mil prefeitos brasileiros, sejam aliados ou de oposição ao governo Dilma Rousseff: Os municípios precisam ter uma participação maior no bolo tributário. Esse discurso é música de qualidade nos ouvidos dos prefeitos.
O tucano mineiro está dizendo: votem em mim, peçam votos para que eu seja presidente, que vocês terão mais dinheiro na mão para administrar seus municípios. É tudo o que eles querem e pelo qual lutam suas entidades. Não há prefeito que faça reparo a este discurso. Muitos estarão tentados, num cenário de estabilidade econômica, a fazer uma opção eleitoral pragmática e prática.
Esta na busca de criar um movimento em apoio à sua candidatura, que rompa a dicotomia de amor e ódio entre petistas e tucanos, a explicação para o discurso moderado de oposição, no qual abriu espaço para que sejam reconhecidos méritos e erros em todos os governos do país desde a redemocratização. Os mais raivosos devem ter espumado ao ouvirem o tom monocórdico das críticas do mineiro.
É cedo ainda para sabermos se a estratégia de Aécio Neves vai colar, mas ele está dando uma demonstração cabal de que há inteligência política e emocional na oposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário