A redução na receita e a maior competitividade fez com que a imprensa dos Estados Unidos entrasse em uma era "menos ambiciosa" e renunciassem a uma visão ampla do mundo em favor de uma cobertura mais local, assegura um novo relatório.
O estudo divulgado hoje pelo Projeto para a Excelência em Jornalismo, um centro independente com sede em Washington, insiste que a luta para criar "marcas" capazes de sobreviver fez surgir um "hiperlocalismo" nos jornais do país.
A decisão de publicações como a do Boston Globe de fechar todos os seus escritórios no exterior seria um reflexo dessa tendência, segundo Tom Rosenstiel, diretor do centro independente, filiado ao Centro Pew Research para a Sociedade e a Imprensa, nos EUA.
O relatório destaca que o crescimento na internet, que segundo as previsões vai desacelerar, "não é suficiente para esclarecer o futuro" e se pergunta se o modelo de empresa midiática analisada através da bolsa de valores é o mais adequado para a transição vivida pela indústria. Leia matéria completa aqui.
O estudo divulgado hoje pelo Projeto para a Excelência em Jornalismo, um centro independente com sede em Washington, insiste que a luta para criar "marcas" capazes de sobreviver fez surgir um "hiperlocalismo" nos jornais do país.
A decisão de publicações como a do Boston Globe de fechar todos os seus escritórios no exterior seria um reflexo dessa tendência, segundo Tom Rosenstiel, diretor do centro independente, filiado ao Centro Pew Research para a Sociedade e a Imprensa, nos EUA.
O relatório destaca que o crescimento na internet, que segundo as previsões vai desacelerar, "não é suficiente para esclarecer o futuro" e se pergunta se o modelo de empresa midiática analisada através da bolsa de valores é o mais adequado para a transição vivida pela indústria. Leia matéria completa aqui.
Um comentário:
O hiperlocalismo é uma tendência não só na mídia americana. Outras setores e culturas também buscam fortalecer identidades próprias, face à globalização..
Bjs
Postar um comentário