Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Jornalista formado pela FAFI-BH,especializado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ESPMG. "O Tribunal Supremo dos EUA decidiu que "só uma imprensa livre e sem amarras pode expôr eficazmente as mentiras de um governo." Nós concordamos."

21 dezembro 2007

ENTÃO É NATAL !

Quisera
senhor,
neste Natal,
armar uma árvore
e nelapendurar, em vez de bolas,
osnomes de todos os meus amigos.
Os amigos de longe, de perto.
Os antigose os mais recentes.
Os que vejo a cada diae os que raramente encontro.
Os semprelembrados e os que às vezes ficam esquecidos.
Os constantes e os intermitentes.
Das horas difíceis e dashoras alegres.
Os que, sem querer, eu magoei, ou sem quererme magoaram.
Aqueles a quem conheço profundamente e aquelesa quem conheço apenas a aparência. Os que pouco me devem eaqueles a quem muito devo. Meus amigos humildes e meus amigosimportantes. Os nomes de todos os que já passaram pela minha vida.Uma árvore de raízes muito profundas para que seus nomes nunca sejamarrancados do meu coração. De ramos muitos extensos para que novosnomes vindos de todas as partes venham juntar-se aos existentes.Uma árvores de sombras muito agradáveis para que nossaamizade, seja um momento de repouso nas lutas da vida.Que o Natal estejavivo em cada dia doano que se inicia para quepossamos juntos viver o amor.De DEUS.São os sinceros votos de Jarbas Cordeiro de Campos e Família para seus amigos e familiares, em dezembro de 2006.
Postado diretamente
do colo e à sombra da
senhora árvore,
da casa da Matriarca
Dona Rosaria, minha mãe
e de mais quatro geracões.

18 dezembro 2007

O BISPO NÃO ESCAPA !

Interdite-se
Por Juvencio de Arruda,

"Uma provocadora leitura da greve de fome do bispo dom Luiz Cappio, oferecida por e.mail ao blog. O autor não quis se identificar.Acho que o Bispo vai ser enquadrado, mais dia, menos dia, pelo direito canônico - já recebeu o primeiro sinal de seus superiores - e pelo direito comum. Pelo direito canônico ele está obrigado ao jejum de pelo menos uma hora antes da Eucaristia (Cânone 919). E o jejum penitencial não pode chegar a tanto (Cânones 1249-1253).
Passou dos limites toleráveis pela Igreja, que defende a vida, e se consentir na morte dele vai ficar numa batina justa. Aposto uma garrafa de vinho canônico João Paulo II de 720 ml que ela não vai consentir.
Pela lei dos homens os familiares do bispo - ele os tem? - e a Santa Madre Igreja devem assistí-lo para que viva, e não auxiliá-lo à morrer. No Brasil não se aceita o suicídio assistido, a eutanásia e assemelhados. Se os familiares e a Santa Madre não tomarem tenência, é caso para o Ministério Público, que tem o dever de pedir a interdição do homem - com perda dos direitos civis e políticos enquanto durar a interdição - nomear curador e obrigar a sua internação compulsória para ser alimentado por aparelhos (alimentação parenteral e outros quetais).
É o mesmo problema que enfrentam os médicos com as Testemunhas de Jeová que não aceitam a transfusão de sangue.Aliás, um Procurador da Advocacia Geral da União - AGU mais combativo já teria provocado a autoridade canônica - via de regra os operadores do direito esquecem que os clérigos eleigos católicos estão sujeitos a essa outra jurisdição, a canônica - e o Ministério Público."

O GRANDE CANAL DO PROGRESSO

"Preocupado com greve de fome, governo procura CNBB para conversar com bispo"

Por Humberto Alves de Souza, de Joazeiro/BA, hoje na Folha de São Paulo.


"Vocês querem saber porque sou a favor do GRANDE CANAL DO PROGRESSO, que vai levar água ao SEMI-ÁRIDO, é que já foi realizado em JUAZEIRO/BA e PETROLINA/PE. Em conseqëncia disso, JUAZEIRO/PETROLINA, se tornaram os maiores exportadores de uva de mesa do Brasil, os maiores exportadores de manga do Brasil, grandes produtores de vinho e com previsão de se tornarem os maiores produtores de vinhos finos do Brasil, produção industrial, universidades estaduais, uma universidade federal com vários cursos desde medicina até engenharia mecânica, escolas técnicas, SESI, SESC, SENAI, CEFET, dois canais de televisão, a TV S. Francisco e a TV Grande Rio afiliadas da Rede Globo, 7 emissores FM, 5 emissoras de rádio AM, mas de 10 hospitais públicos e particulares, tudo isso graças a transposição das águas do rio S. Francisco.
A região exporta em produtos da fruticultura quase 1 BILHÃO DE DÓLARES, trazendo divisas para o país e contribuindo para o balanço de pagamento da nação.Se foi realizado com sucesso em JUAZEIRO/PETROLINA, poderá ser em qualquer lugar. Se quiser dados mais exatos, quanto a região exporta, consulte a VALEXPORT em Petrolina.Tudo isso gera milhares de empregos, trazendo cidadania e dignidade ao povo.PS: temos quase todos os bancos comerciais do Brasil instalados na região.
Só existe duas classe de pessoas que são contra a construção do GRANDE CANAL DO PROGRESSO, que vai levar água ao SEMI-ÁRIDO, os que não conhecem a região, não sabem que já tem oito meses que não chove e é necessário ÁGUA PARA BEBER E EXERCER ATIVIDADE ECONÔMICA, e os que estão se beneficiando monetariamente com a indústria da miséria.O governo repassou a uma ONG ligada à Igreja Católica a ASSOCIAÇÃO PROGRAMA UM MILHÃO DE CISTERNAS PARA O SEMI-ÁRIDO R$234.282.397,00 (duzentos e trinta e quatro milhões, duzentos e oitenta e dois mil e trezentos e noventa e sete reais)Está no site Congresso em Foco e no google. É só colocar "Um fabuloso mundo para a CPI das ONGS - Congresso em Foco", dentro do site tem um link que mostra todos os repasses para as ONGS no Brasil, sem controle externo.Se acabar a miséria acaba as verbas e aí muita gente vai ter que trabalhar. "

12 dezembro 2007

À luz da meditação


"Cientistas analisam pesquisa feita no Japão, que aponta prática Zen-Budista como estímulo à produção de serotonina.

A luz dourada do pôr-do-sol envolve a estátua de Buda e vai se aninhar bem perto do coração esculpido em pedra. Na contraluz do entardecer, em posição de reverência à natureza e à beleza das montanhas azuladas de Itabirito, na Região Central de Minas, o reverendo Dosho Saikawa(fotos), de 58 anos, está em paz consigo mesmo e em sintonia com mais 18 monges reunidos para um retiro espiritual, no Templo Toguetsu, no distrito de Coelhos, a 55 quilômetros de Belo Horizonte. Nem trânsito engarrafado, correria, pânico, violência, acidentes, caos aéreo, consumismo e competição. Sob o comando do abade superior, eles passam o dia meditando, em posição de lótus, sobre almofadas e com os olhos semi-abertos.
Na viagem a Minas, o mestre Saikawa trouxe na bagagem uma pesquisa polêmica, mas reveladora, segundo a qual a meditação faz bem ao espírito e também à saúde. Feita no Japão pelo médico Hideko Arita, professor de fisiologia da Universidade Médica de Tóquio, o estudo mostra que a meditação zen-budista (zazen) estimula a produção da serotonina, um dos neurotransmissores responsáveis pela sensação de felicidade. A prática é capaz até de competir com o Prozac, o antidepressivo mais consumido no mundo.
O monge Saikawa, da Comunidade Budista Sotoshu da América Latina, em São Paulo, diz que as pessoas hoje deixaram de caminhar, de mastigar e ficam o tempo todo em frente ao computador, o que diminui a produção de serotonina no cérebro. Ao meditar, segundo a pesquisa, a pessoa entra na onda mental alfa, ou seja, atinge o máximo do seu foco, sem pensar em mais nada. “Como um craque de futebol, no momento em que chuta a bola para o gol. O jogador não está pensando se a mulher dele está bem ou mal. Está em alfa, em alerta, com um único foco – fazer o gol”, explica a monja Coen, coordenadora da Comunidade Zen-Budista no Brasil, no Bairro Pacaembu, em São Paulo, uma das integrantes do retiro em Itabirito.
Ao contrário do que muitos pensam, meditar não é se sentar e ficar todo zen, alienado, tipo bonzinho o tempo todo. “Não posso estar alheio às injustiças sociais e ao desrespeito. É estar alerta no mundo, pronto para uma ação amorosa. É um árduo, disciplinado e diário caminho, que inclui estar atento e lúcido o tempo todo, conhecer e governar a mente, seja no trabalho, no lazer ou no trânsito louco. É parar a mente, o diálogo interno e não se apegar a nenhum pensamento, deixá-lo fluir, para viver o presente integralmente”, ensinam. Portanto, a meditação, prática não só do budismo, como também da tradição cristã, é um antídoto a mais para combater a desarmonia, o desequilíbrio e outros males contemporâneos.
Já o psiquiatra Humberto Correa, do Laboratório de Neurociência da UFMG, pede cautela, pois para os cientistas todos os estudos exigem demonstração científica." Fonte: Déa Januzzi

03 dezembro 2007

POVO MANDA CHAVES CALAR !

"Com 50,7 % dos votos a favor do “Não”, os venezuelanos rejeitaram em referendo popular, neste domingo, a reforma constitucional proposta pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que previa a implementação de seu projeto socialista no país. Com um total de 90% das urnas apuradas, o Conselho Nacional Eleitoral afirma que 50,7% dos venezuelanos votaram contra o primeiro bloco de artigos submetidos à consulta, enquanto 49,29% optaram pelo "sim" no referendo realizado neste domingo. Leia também: Chávez reconhece derrota em referendo ". BBC BRASIL."